TODA CRIANÇA GOSTA DE BRINCAR E DE LER.

SEJA BEM-VINDO AO SITE DE LEITURA DO CLUBINHO DO GUARANÁ. AQUI VOCÊ ENCONTRA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CONTOS, DESENHOS E MUITA DIVERSÃO!

domingo, 1 de novembro de 2020

JOGANDO BOLINHA DE GUDE COM A TURMA DO GUARANÁ

Da série Brincadeiras de criança

BREVE HISTÓRIA DA BOLINHA DE GUDE

A origem dos jogos com bolinhas de gude data de 3.000 anos, já que foram encontradas nos túmulos egípcios desta época. Também foram encontradas nas civilizações gregas e romanas. O nome é por causa de pedrinhas encontradas na beira dos rios, que são redondas e lisas, conhecidas como "gudes".

É uma das mais tradicionais brincadeiras de crianças até hoje, inclusive os adultos brincam muito.

As bolinhas de gude são feitas de vidro das mais variadas cores. As mais raras são as azuis, as amarelas e as conhecidas como bilhas, que são feitas de aço.

O jogo mais conhecido é o do triângulo:

Desenha-se um triângulo no chão de terra batida, livre de pedras, matinhos e grama. Depois os participantes colocam uma bolinha em cada vértice (canto). Caso haja mais participantes, as bolas serão colocadas dentro ou nas linhas do triângulo. 

Depois, a uma certa distância do triângulo, risque uma linha. A partir do triângulo, cada participante joga uma bola, e quem acertar mais perto da linha, começa o jogo.

Joga-se a bola no triângulo e a bola que sair de dentro, o jogador fica com ela. Ganha o jogo quem acertar e tirar mais bolas de gude. Pura diversão!


Agora, uma historinha.

O MIROLHA

       Guaraná e Pirrixa jogavam bolinhas de gude, que são feitas de vidro, de várias cores e tamanhos diferentes. Os dois brigavam muito pelas bolinhas e um trapaceava o outro, querendo sempre ganhar mais e mais bolinhas no jogo.

       Então, apareceu por lá o irmão de Guaraná, o pequeno Araçá, que tem quatro anos. Ele trazia consigo um enorme pote de vidro, cheinho de bolinhas de gude. Muitas mesmo. Os dois meninos ficaram de olho no pote de bolinhas de Araçá e o convidaram para brincar, com a intenção de trapacear e ficar com todas as bolinhas dele. Mas, Araçá os surpreendeu com jogadas incríveis, com muita habilidade e esperteza. Logo, Araçá ganhou todas as bolinhas dos meninos, e foi embora assobiando, carregando os três potes:o dele, o de Pirrixa e o de Guaraná.

       Os dois trapaceiros ficaram lá, chorando, sem saber mesmo como foi que aquilo aconteceu.

FIM

Amiguinhos, "mirolha", na linguagem dos jogadores de bolinhas de gude, 

significa "aquele que tem boa pontaria".


Nenhum comentário: