AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO
AS SEMENTINHAS DA LEITURA.
Hoje, falaremos um pouco sobre a importância das Histórias em Quadrinhos (HQs) na alfabetização, no desenvolvimento criativo das crianças e no interesse pelos livros, lembrando que “gibi” é uma revista com histórias em quadrinhos.
Por ser de fácil entendimento e muito atraente por causa das figuras, as HQs geram fascínio nas crianças. Desde cedo, os pequeninos olham os desenhos nos quadrinhos e, quando aprendem a ler, logo se interessam pelos textos inseridos nos balões. Desta forma, começa a leitura, que é fácil e curta, preparando-os para os livros e revistas mais avançados. Lembre que uma criança não vai achar nenhuma graça se você lhe der um livro de romance para olhar. Mas, se for um gibi, com todos aqueles desenhos fascinantes e coloridos, seus olhinhos vão brilhar. Os gibis são como os livros infantis, que apresentam pouco texto e lindas ilustrações, e são ainda mais completos, por apresentarem as histórias em quadrinhos, que é uma arte sequencial.
Antigamente existia muito preconceito dos educadores em relação às histórias em quadrinhos. Alguns diziam que as HQs atrapalhavam o aprendizado escolar, mas com o tempo, com os esclarecimentos e pesquisas, as HQs foram reconhecidas como grandes aliadas na educação das crianças e jovens, por despertar o interesse pela leitura, pela escrita, arte do desenho, além de incentivar a criatividade. Tanto, que hoje em dia, os livros didáticos estão recheados de tirinhas e páginas inteiras de HQ para ajudar nos trabalhos escolares.
Nem sempre as histórias em quadrinhos apresentam
textos tão fáceis:
as HQs da Disney, por exemplo, são assim, mais
complexas de entender; são para crianças maiores;
já as HQs do Maurício de Souza são mais
infantis, para um público de até sete anos;
as histórias em quadrinhos da Turma do Guaraná são para crianças até doze anos, mas se você não for muito bagunceiro, pode ler também.
As HQs da Turma do Guaraná estão sempre atuais, trazendo temas variados como o uso de celulares e tecnologias; sobre a pandemia do Covid 19; os cuidados com as crianças nas piscinas e com a exposição ao sol; ecologia, defesa da natureza e da vida; cuidados com o lixo e a reciclagem. Também apresenta histórias simplesmente engraçadas para entreter e divertir as crianças levando-as ao mundo criativo e fascinante das histórias em quadrinhos.
Nas campanhas de rua, ouço alguns adultos dizerem que as crianças só querem saber de celular, de computador... Mas não é bem assim. Dê um gibi a uma criança, que logo ela folheia a revista, começa a olhar os quadrinhos e a ler. A criança se interessa muito pelos gibis.
As HQs continuam em alta. Diversos artistas em todo o mundo desenham e publicam gibis, e no Brasil não é diferente.
As crianças começam a gostar da leitura quando entram em contato com os gibis. As histórias em quadrinhos são as sementinhas da leitura.
Por isso tudo, pela grandiosidade das histórias em quadrinhos, vamos oferecer gibis às crianças, para que leiam, aprendam e divirtam-se com as aventuras dos personagens.
A criança que lê gibis é mais criativa e tem uma infância
mais feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário