Olá, amiguinhos!
Este é o indiozinho Guaraná e a sua galinha Claragema.
Nesta época, eu tinha apenas 20 anos, e trabalhava em uma grande estamparia como desenhista, e foi nas horas vagas que desenhei os primeiros traços do Guaraná.
Guaraná e Claragema, criados em 1987 pelo cartunista Paulo Alves.
De onde veio a inspiração?
Desta foto. Este é o Guaraná com sua amiga Claragema.
Na verdade, o meu sobrinho Raphael aos cinco anos e sua galinha de estimação.
O começo de tudo. :D
Nesta época, eu tinha apenas 20 anos, e trabalhava em uma grande estamparia como desenhista, e foi nas horas vagas que desenhei os primeiros traços do Guaraná.
A HISTÓRIA DO GUARANÁ
O Guaraná é um índio, que morava no Amazonas. Seu pai era pescador, e sua mãe era doceira. Viviam muitos felizes lá, mas a exploração descontrolada de minério, provocou a destruição do Rio Fundo, muito importante para a região, mas que ficou raso de tantos resíduos jogados nele, expulsando várias espécies de peixes. Então, o pai de Guaraná, o Senhor Maracujá, não tinha mais o que pescar. A solução foi mudar para a cidade de Lindópolis. Nesta época Guaraná ainda era um bebê de 1 ano de idade.
Em Lindópolis os rios são incrivelmente fartos de peixes. Isto porque o prefeito é cuidadoso, não permitindo empresas que destruam o meio ambiente. A Natureza pode ser explorada de forma consciente, de maneira que seu equilíbrio não seja afetado. A organização da vida na natureza é muito frágil, e por isso, tudo que for extraído dela deve ser muito bem planejado. Em Lindópolis, a cidade extraordinária, explora-se de tudo um pouco, sempre respeitando os animais, as plantas e o lugar onde vivem. Por isso foi criada a Floresta Secreta, uma gigantesca reserva ambiental que protege diversas espécies.
Agora, a família de Guaraná vive feliz, por que em Lindópolis a natureza é tratada com respeito.
Guaraná é um menino muito distraído, que adora brincar de tarde, depois das aulas. Ele não gosta muito de estudar, mas seus amigos o ajudam e incentivam. Não repetiu de ano ainda, porque sabe que tem que estudar para ficar sabido. Na escola ele aprende muitas coisas boas: matemática, português e ciências. Aprender tudo isso é bom, porque ajuda a entender o mundo em que vivemos.
Guaraná tem oito anos de idade, e quando crescer quer ser um grande pescador, igual ao seu pai. Bem, por enquanto Guaraná pesca com seu amigo Pirrixa, mas não é muito bom nisso. Da última vez que saiu pra pescar, pegou peixes tão pequenos que resolveu soltá-los. Outra vez pescou um pé de uma bota vermelha. Por sorte, passava por ali o Saci-Pererê, e Guaraná deu a bota de presente para ele, que saiu feliz e saltitante.
Guaraná mora no bairro Vila das Crianças, junto com seu pai Maracujá, sua mãe Mara-caju e seu irmão de três anos de idade, o pequeno Araçá. Seu bichinho de estimação é a Claragema, a galinha sabida.
FIM
DESENHOS PARA COLORIR
Reparem como os traços dos personagens eram diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário