Olá, pessoal!
Sejam bem-vindos ao blog, que hoje apresenta a biografia de Paulo Alves.
BIOGRAFIA ATUALIZADA DE PAULO ALVES,
CARTUNISTA E ESCRITOR
12 de abril de 2025
Nascido às margens do Rio Magu, em Carnaubeiras, Araioses, município do Maranhão, desde menino já despertava o interesse pelos desenhos, rabiscando os primeiros traços na areia branca das prainhas do rio. Paulo Alves era um dos caçulas.
Aos dois anos, mudou-se com sua família para Parnaíba, a cidade vizinha, onde passou parte da infância, ao lado da mãe e dos irmãos.
Aos seis anos, em 1972, fez uma longa viagem até a capital do Rio de Janeiro, onde conheceu a cidade grande.
Nos anos 70, era muito conhecido pelos professores como um menino desenhista, um artista. Tanto, que aos nove anos, Dona Marina, sua professora na Escola municipal República Argentina, em Vila Izabel, Rio, fez uma exposição com alguns de seus desenhos escrevendo na porta de entrada “O Jovem e Sua Arte”.
Seguindo com sua fama de desenhista nas escolas públicas, Paulo Alves desenhava para as outras crianças pequenas histórias em quadrinhos — o início de sua carreira como cartunista. Suas primeiras HQs eram simples folhas de papel dobradas com historinhas divertidas.
Aos 11 anos criou seus primeiros personagens e desenhou três edições de uma revista de quadrinhos intitulada “TEK”, que era um pardal esperto, que na companhia de seu amigo Galinho, desvendavam mistérios e combatiam terríveis vilões.
Quando estava com 16 anos, fez um curso no CCAA, no setor de desenhos animados, aprendendo um pouco sobre animação. Esta vaga foi resultado do esforço de sua professora de Artes Plásticas Marilena Scotch, da E.M. Francisco Jobim, no Méier, uma grande incentivadora do jovem artista. Foi então com esta idade, que arrumou seu primeiro emprego como office-boy — nada a ver com desenho, mas, o rapaz precisava trabalhar, ganhar uma grana.
Mas, enquanto trabalhava no Centro do Rio, não largava os desenhos, e um amigo lhe pediu para fazer umas artes pra camisas. Foi a partir daí que começou a criar estampas e artes-finais para estamparia de tecido, seguindo carreira nesta área mais tarde.
Nos anos de 1982 a 1986, Paulo trabalhou como datilógrafo e auxiliar de escritório, mas sempre procurava um emprego na área de desenho. Foi quando surgiu uma oportunidade de desenhista em uma empresa de adesivos em São Cristóvão. Desde então, apareceram outras oportunidades como desenhista em malharias e agências de publicidade.
Foi na estamparia Zarkos, em julho de 1987, nas horas vagas, que criou o seu personagem Guaraná e a sua galinha de estimação Claragema. Foi desenhada a primeira HQ com eles, intitulada “A Criação”, mas como precisava ganhar algum dinheiro, guardou os personagens e foi atrás de outros trabalhos. Em setembro daquele ano, iniciou sua carreira como desenhista autônomo, criando estampas e padronagens para as fábricas de tecidos da cidade do Rio de janeiro.
No ano de 1988, em outubro, ainda com 21 anos, constituiu família, com mulher e filho também – Ho, não! Socorro!
Enquanto trabalhava, o indiozinho Guaraná ficou guardado na gaveta, aguardando uma oportunidade. Foi quando Guaraná saiu da gaveta e se juntou a outros personagens, formando, assim, a Turma do Guaraná em novembro de 1998. Agora a turma tinha esta formação: Guaraná, Paulinha, Pirrixa e Bolacha. Foram desenvolvidas HQs com estes quatro personagens. No ano de 2011 foi criada a Tampinha, uma menina negra, para diversificar a turma. Esta é a formação até hoje. No ano de 2012, foi criado o menino negro Apolo. Era conhecido como o menino brigão, que com desenvolver das histórias, melhorou o seu humor.
Mais tarde, surgiram outros personagens bichos, além da já conhecida galinha Claragema e da cadela Pulguinha: Nininho, o coelho mágico; Randrik, o cão esperto, além de outros.
Naquele ano de 2011, no dia 16 de setembro, incentivado pelo seu colega de trabalho Rogério, Paulo criou o blog da Turma do Guaraná, iniciando um trabalho de criação de histórias e contos ilustrados, que era sua meta na vida, dando continuidade até hoje. Em 2021 o blog completou 10 anos no ar, sem necessidade de cadastro e com livre acesso para todas as pessoas.
Sua grande realização foi a publicação de revistas com as historinhas da Turma do Guaraná, e assim fez. No ano de 2017 publicou o gibi Turma do Guaraná nº 1, Edição de Natal, com tiragem de 1.000 exemplares, com a ajuda do Bom Frios mercado e com recursos próprios. No ano de 2020, publicou o gibi TG nº 2 com a ajuda dos comerciantes locais e com recursos próprios, com tiragem de 10.000 exemplares, dando início a uma série de gibis. Em junho de 2021 lançou o gibi TG nº 3 e em dezembro do mesmo ano, relançou o gibi nº 1, desta vez com tiragem de 10.000 exemplares. Em julho de 2022 lançou o gibi “Turma do Guaraná nº 4 — Juntos Salvaremos a Terra”, com tema ecológico. Em dezembro daquele ano, lançou o gibi nº 5 com o tema Aventuras. Nos anos seguintes, lançou o gibi n.º.6 --.Folclore. Atualmente, está previsto para maio, o lançamento do livro de colorir do Clubinho do Guaraná, com a tiragem de 3.000 exemplares, totalizando 64.000 livros publicados até a presente data.
Em cada edição, são distribuídos gratuitamente gibis da Turma do Guaraná nas escolas municipais de Saquarema, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Maricá, São Gonçalo e Rio de Janeiro, entre outras. O objetivo é distribuir o maior número de gibis possíveis para que as crianças e adolescentes tenham entretenimento e leitura na mão. O cartunista pretende, desta forma, tirar um pouco as crianças das telas, oferecendo a elas leitura, diversão e arte.
O que financia novas edições dos gibis da Turma do Guaraná são as Feiras Literárias, os anúncios, as Oficinas de Desenho, os Encontros do Autor e sua Obra e a venda dos gibis.
Em 2021 o cartunista criou o personagem cadeirante Quilombo, o menino voador, e quer criar mais dois personagens, incluindo em suas histórias um menino com Down e outro altista.
E assim, Paulo Alves vai desenhando, criando histórias, distribuindo os gibis pelas cidades e levando entretenimento e cultura às crianças e adolescentes.
Paulo Alves criou o indiozinho Guaraná em 1987, e a Turma do Guaraná em 1998, personagens de histórias em quadrinhos, porém em 2024 a marca foi registrada por outra pessoa, então o artista adotou outro nome: o Clubinho do Guaraná.
Cartunista Paulo Alves, o criador do Clubinho do Guaraná.
QUILOMBO, O MENINO VOADOR, criação de 2021.
CONTATOS:
TELEFONE - WHATSAPP: 21 98639-4136
REDES SOCIAIS:
BLOGGER, INSTAGRAM e FACEBOOK: @clubinhodoguarana
PAULO ALVES: X@pauloalves
INSTAGRAM e FACEBOOK @pauloalvescartunista
Youtube: Paulo Alves e Clubinho do Guaraná
SIGA A GENTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário