TODA CRIANÇA GOSTA DE BRINCAR E DE LER.

SEJA BEM-VINDO AO SITE DE LEITURA DA TURMA DO GUARANÁ. AQUI VOCÊ ENCONTRA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CONTOS, DESENHOS E MUITA DIVERSÃO!

quarta-feira, 19 de junho de 2019

I Exposição de Gravuras e Ilustrações de Paulo Alves

Olá, amigos da Turma do Guaraná!
Hoje venho mostrar a exposição e falar de como foi emocionante desenhar para as crianças. Foi a primeira vez que desenhei para um público assim, ao vivo. 
Os olhinhos das crianças ficavam fixos no papel, esperando o meu próximo traço. 
Queriam entrar no desenho, tive a impressão. 
Depois deste dia, farei mais apresentações assim, pois incentiva as crianças a desenhar.
Agradecimentos aos funcionários da Biblioteca Joaquim Manuel de Macedo, que foram muito bacanas em me receber, ao pessoal da vidraçaria que fez um ótimo trabalho emoldurando minhas artes, e a todos que colaboraram para a realização deste evento.
Obrigado.
Biblioteca Municipal abre exposição de gravuras e ilustrações
48081166898_fd895a9abf_zNa última segunda-feira (17/06), a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro, abriu a exposição de gravuras e ilustrações, do escritor e cartunista Paulo Alves. O evento contou com a presença de alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), das escolas municipais Amélia Guimarães Fernandes, em Agro Brasil – Sambaetiba e Natércia Rodrigues Rocha, em Quissamã.
Ao todo, 40 quadros com ilustrações foram expostos, com desenhos de personagens, estampas de roupas, animais e outros. Os desenhos foram feitos com lápis, aquarela, hidrocor ou tinta nanquim.
Segundo Paulo Alves, ele desenhava de tudo desde menino até a criação da sua obra-prima “A Turma do Guaraná”, com personagens de história em quadrinhos, em 1987. Paulo é autodidata e expõe seus trabalhos em seu blog: https://guaranaeturma.blogspot.com/ incluindo suas histórias em quadrinhos. As histórias de “A Turma do Guaraná” têm fundo educativo e fala de temas como meio ambiente, proteção aos animais, fantasia, aventura e muito mais. As histórias são postadas semanalmente ou quinzenalmente no blog.
48081166683_38c1558cb0_z“É uma felicidade poder expor meu trabalho nesta Biblioteca, e principalmente para as crianças. Sou do Maranhão e vim para o Rio de Janeiro com 6 anos de idade. Atualmente moro em Itaboraí e desejo contribuir com o cenário artístico e literário desta cidade”, disse Paulo.
O estudante Lucas Eduardo Sarmento, 9 anos, da Escola Municipal Amélia Guimarães Fernandes ficou encantado com os desenhos do artista e sua rapidez em fazê-los. “Eu gosto bastante de desenhar, principalmente carros e personagens. Quero me dedicar ainda mais, para ser igual a ele”, comentou o aluno do 4º ano do Ensino Fundamental.
Paulo Alves falou da sua história de vida e do início de sua carreira. Além de contar sobre seus personagens, características dos mesmos e ainda criou um personagem para os alunos, “Nininho – O Coelho Mágico”. Ao final, distribuiu revistas de histórias em quadrinhos e sorteou camisas, com estampas produzidas por ele próprio.
48081233482_852997a3ca_zA exposição, com visitação gratuita, acontece até o dia 17 de julho. A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro – Itaboraí, das 8h às 17h.
Por Thaís Azevedo 
E então, gostaram?
Vamos passar na biblioteca, pessoal.
 A exposição é gratuita e ficará aberta ao público até o 
dia 17 de julho. 
Agora, vou continuar na minha nova HQ, que apresentarei em breve.
Abraços aos amigos!
HEEEE! VIVA!
AMIGOS PARA SEMPRE!
Turma do Guaraná é Marca Registrada. Todos os direitos reservados.
Editoras, mandem email para turmadoguarana@hotmail.com