TODA CRIANÇA GOSTA DE BRINCAR E DE LER.

SEJA BEM-VINDO AO SITE DE LEITURA DO CLUBINHO DO GUARANÁ. AQUI VOCÊ ENCONTRA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CONTOS, DESENHOS E MUITA DIVERSÃO!

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

O FOGUETÃO DE FIM DE ANO COM O CLUBINHO DO GUARANÁ

 

     Olá! Sou Paulo Alves.
     Seja bem-vindo ao nosso Blog!
     Amiguinho, se gosta do Clubinho do Guaraná, participe tornando-se
membro, dando sugestões e críticas, porque este blog existe somente por sua causa.
     Hoje, escrevi uma aventura que se passou num fim de ano. 

O FOGUETÃO DE FIM DE ANO

     A Turma do Guaraná  estava animada porque faltavam poucos dias para o fim do ano. Em Lindópolis haveria uma grande queima de fogos para celebrar a passagem do ano, organizada pelo prefeito da cidade, o Senhor Patonildo. O evento aconteceria na Praia Linda e os preparativos eram grandes. O Guaraná e o Pirrixa gostam desta época porque adoram soltar uma bomba. Bolacha gosta de fogos de artifício, entretanto diz que é para ter cuidado, porque além de bonitos quando explodem no céu, são muito perigosos também.  "Não podem ser manuseados por crianças" -- ela avisa. A Paulinha e sua amiga Tampinha gostam muito daquele chuveirinho, que é um palito com pólvora na ponta que se gira na mão, liberando muitas faíscas.
     O Senhor Patonildo já estava na praia, em seu assento especial de prefeito, esperando o grande momento. Às vésperas da festa, Pirrixa e Guaraná se empenharam, um dia inteiro, num feito grandioso. Imagine que os meninos compraram uma grande quantidade de bombinhas, daquelas que as crianças riscam na própria caixinha, juntaram todas formando uma só em forma de foguete. Pirrixa  preparou uma carapaça no formato de foguete, feita de isopor de caixa de ovos, para cobrir as bombinhas. Eles também amarraram uma longa corda com vários pedaços de papel prateado grudados, o que daria um belo efeito no céu, refletindo as luzes dos outros fogos.  Preparado tudo, lá se foram os meninos, banhados, arrumados e penteados para a Praia Linda, onde aconteceria o espetáculo da passagem de ano.
     O prefeito Patonildo, todo pomposo, sentou-se para apreciar a festa junto a uma mesa repleta de guloseimas e bebidas, acompanhado de seus amigos e familiares. A cadeira onde o prefeito se sentou era mais do que linda, era "líndrica". Toda feita em madeira de Jacarandá com fino acabamento, o assento era confortável e revestido com couro de lombo de jumento selvagem.
     Guaraná chegou com Pirrixa e ficaram na areia da praia, logo onde... Justamente na frente do prefeito. Pirrixa estava acompanhado de sua cadelinha, a Pulguinha. Cachorros adoram cavar a areia, pois bastou que Pirrixa pedisse para que Pulguinha, imediatamente, começasse a cavar o chão, de modo que fez um altinho para fincar o foguetão firmemente. Pronto! Os meninos, o montinho e o foguetão estavam bem posicionados na frente do prefeito Patonildo, que logo reclamou. "Tirem aquelas crianças da frente, pois estão atrapalhando a minha vista da praia" -- disse.  Eis que seus seguranças foram lá, e gentilmente pediram às crianças que saíssem. Pirrixa então, sussurrou para o Guaraná.
     --  E agora? Não podemos sair daqui, senão vão roubar o nosso foguetão.
     --  Ninguém vai roubar, porque eu tive uma brilhante ideia – Guaraná, esperto como era, deve mesmo ter tido uma grande ideia, e completou dizendo:
      --  Vou amarrar naquele pau bem forte, e ninguém conseguirá levá-lo.
     Disfarçadamente e saindo de fininho, Guaraná amarrou a longa corda do foguetão ao pau mais bonito e encerado que já vira em sua vida. Só que, os seguranças do prefeito também reclamaram com os meninos, dizendo que aquele foguetão fazia parte dos fogos do espetáculo. Apesar das crianças dizerem que não, que eles mesmos tinham feito em casa, os dois seguranças tomaram o foguetão e juntaram aos outros fogos.  Furiosos, os meninos foram reclamar junto aos seus amigos. De nada adiantou tanto trabalho, se eles mesmos não soltariam o foguetão. Que pena...


     Chegada a hora do espetáculo, foram acesos os fogos de artifício, um a um. Um espetáculo belíssimo de luzes e cores que clareava a praia de Lindópolis.
     -- Vejam! Vão acender o nosso foguetão! IUHHÚÚ !! -- exclamou o Guaraná.
     Que felicidade era para Guaraná e Pirrixa saberem que milhares de pessoas veriam o foguetão ganhar os ares.
     O foguete dos meninos foi aceso e lá se foi iluminando o céu, junto com a corda, os papéis prateados, a cadeira e o prefeito, que era gordinho e ficou entalado nela.
     Que trapalhada fez o menino Guaraná. Amarrou a corda justamente no pedaço de pau mais bonito e encerado que encontrara: a perna da cadeira do prefeito de Lindópolis, que puxado pelo foguetão, voou alto e caiu na água do mar.
     Todo molhado ficou o Senhor Prefeito, que até hoje procura aquelas duas criancinhas  para dar um castigo.

FIM


Desejo a todos os leitores e amigos

 um Ano Novo repleto de AMOR, PAZ e SAÚDE.





Participe, tornando-se membro, mandando  sugestões, 

desenhos e críticas para o e-mail 

clubinhodoguarana@outlook.com 



Nenhum comentário: